Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anamatra discute terceirização com representantes do setor de serviços

    O vice-presidente da Anamatra, Germano Siqueira, recebeu na tarde desta terça-feira (19/8) a vice-presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), Amábile Pácios. A representante do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza do Distrito Federal (SEAC) Eliete Lins e Silva também participou do encontro.

    Na ocasião as dirigentes sindicais trouxeram sua posição favorável à regulamentação da terceirização, nos termos do Projeto de Lei 4330/2004. Que venha uma legislação que seja um marco regulatório, disse Pácios.

    O magistrado, por sua vez, afirmou que a Anamara tem posição firmada sobre o assunto, porém não nos termos do projeto de lei. A entidade formulou pelo menos três sugestões que não foram acolhidas pelo Parlamento, a exemplo da isonomia salarial entre terceirizados e diretamente contratados , além de responsabiliadde solidária do tomador e recusa de contratação nas atividades-fim, ponderou o vice-presidente. Germano Siqueira também falou de diversos problemas que acometem os trabalhadores terceirizados na atualidade, entre eles os altos índices de acidentes do trabalho.

    Posição da Anamatra

    A Anamatra é contrária à regulamentação da terceirização e acompanha a tramitação das propostas legislativas sobre o tema que tramitam no Congresso Nacional. Entre as iniciativas da Anamatra destacam-se diversas reuniões com parlamentares, participação em audiências públicas e entrega de notas técnicas.

    Entre as preocupações da entidade está a liberação geral da terceirização, inclusive na atividade-fim e a permissão da subcontratação em cadeia. A entidade também entende que a regulamentação da terceirização nos moldes como vem sendo proposta no Congresso vai significar o aumento desenfreado dessa forma de contratação, a migração de empregados diretos para a terceirização e, consequentemente, uma drástica redução da massa salarial no período.

    Também é preocupação da entidade a falta de isonomia de salários e de condições de trabalho entre empregado direto e o terceirizado, o que reforça a tese de que o projeto segue uma lógica mercantilista e de estímulo à terceirização de forma irresponsável e sem freios.

    • Publicações2820
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anamatra-discute-terceirizacao-com-representantes-do-setor-de-servicos/134379524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)